Soke Masaaki Hatsumi

Dr. Masaaki Hatsumi é o Soke das nove antigas escolas (Ryuha) que compõem o sistema Bujinkan Budo Taijutsu Ninjutsu. A palavra Soke é um título, utilizado para designar um legítimo herdeiro de uma tradição passada de geração em geração para apenas uma pessoa, à qual se torna o chefe ou líder de uma família ou Clan.  Nascido em 2 de dezembro de 1931 em Nodashi, Chibaken, Japão recebeu o nome de Yoshiaki Hatsumi, posteriormente mudou seu nome para Masaaki Hatsumi. Graduou-se na Universidade de Medicina Meiji em Tokyo como Honetsugi (Ortopedista), respeitado adepto de Seikotsu (métodos naturais de cura), dirigindo a própria clínica em sua cidade natal. Além disto, é escritor, pintor e ator.  Recebeu diversos Títulos Honoríficos nestes últimos anos, de diversos países, inclusive a Benção Apostólica de Sua Santidade o Papa João Paulo II. Iniciou seus estudos em Artes Marciais aos sete anos de idade em Kendo e Kenjutsu, posteriormente Karate e Judo. Enquanto cursava a Universidade recebeu 4o Dan de Judô, logo o convidaram para ensinar soldados americanos em uma base militar. Observou que os soldados sendo grandes e fortes aprendiam com facilidade o que se levariam anos para aprender. Aos 20 anos de idade Hatsumi fez uma auto-reflexão e sentiu a necessidade de procurar autenticas tradições de guerra.  Durante três anos estudou Kobujutsu Juhappan (as 18 categorias do Kobujutsu) com um professor particular de Kobudo. Além de estudar Shinden Ryu Jujutsu com Yashiro Sensei, Shindo Tenshin Ryu e Asayama Ichiden Ryu com o Mestre Ueno Takashi. Posteriormente um de seus mestres recomendou que conhecesse o grande Mestre Toshitsugo Takamatsu. No ano de 1957, com 26 anos de idade, Hatsumi foi aceito como aluno de Takamatsu.  Duarante 15 anos, todos os finais de semana, Hatsumi fazia uma viagem de trem que durava 12 horas para a cidade de Kashiwabara, afim de estudar com seu Mestre Takamatsu. Em 2 de Abril de 1972 com a idade de 85 anos, falece o Grande Mestre Toshitsugu Takamatsu. Anos antes, Takamatsu Sensei ortogou a Hatsumi Sensei o título de Soke das seguintes escolas:  34º Soke Togakure Ryu Ninpo 28º Soke Gyokko Ryu Kosshijutsu 28º Soke Kukishinden Ryu Happo Hikenjutsu 26º Soke Shinden Fudo Ryu Dakentaijutsu 21º Soke Gyokushin Ryu Ninpo 18º Soke Koto Ryu Koppojutsu 15º Soke Gikan Ryu Koppojutsu 17º Soke Takagi Yoshin Ryu Jutaijutsu 14º Soke Kumogakure Ryu Ninpo  Hatsumi fundou a Bujinkan Budo Taijutsu para manter vivas as 9 tradições marciais que recebeu de seu mestre Takamatsu.

Dr. Masaaki Hatsumi é o Soke das nove antigas escolas (Ryuha) que compõem o sistema Bujinkan Budo Taijutsu Ninjutsu. A palavra Soke é um título, utilizado para designar um legítimo herdeiro de uma tradição passada de geração em geração para apenas uma pessoa, à qual se torna o chefe ou líder de uma família ou Clan.

Nascido em 2 de dezembro de 1931 em Nodashi, Chibaken, Japão recebeu o nome de Yoshiaki Hatsumi, posteriormente mudou seu nome para Masaaki Hatsumi.
Graduou-se na Universidade de Medicina Meiji em Tokyo como Honetsugi (Ortopedista), respeitado adepto de Seikotsu (métodos naturais de cura), dirigindo a própria clínica em sua cidade natal. Além disto, é escritor, pintor e ator.

Recebeu diversos Títulos Honoríficos nestes últimos anos, de diversos países, inclusive a Benção Apostólica de Sua Santidade o Papa João Paulo II.
Iniciou seus estudos em Artes Marciais aos sete anos de idade em Kendo e Kenjutsu, posteriormente Karate e Judo. Enquanto cursava a Universidade recebeu 4o Dan de Judô, logo o convidaram para ensinar soldados americanos em uma base militar. Observou que os soldados sendo grandes e fortes aprendiam com facilidade o que se levariam anos para aprender. Aos 20 anos de idade Hatsumi fez uma auto-reflexão e sentiu a necessidade de procurar autenticas tradições de guerra.

Durante três anos estudou Kobujutsu Juhappan (as 18 categorias do Kobujutsu) com um professor particular de Kobudo. Além de estudar Shinden Ryu Jujutsu com Yashiro Sensei, Shindo Tenshin Ryu e Asayama Ichiden Ryu com o Mestre Ueno Takashi.
Posteriormente um de seus mestres recomendou que conhecesse o grande Mestre Toshitsugo Takamatsu. No ano de 1957, com 26 anos de idade, Hatsumi foi aceito como aluno de Takamatsu.

Duarante 15 anos, todos os finais de semana, Hatsumi fazia uma viagem de trem que durava 12 horas para a cidade de Kashiwabara, afim de estudar com seu Mestre Takamatsu.
Em 2 de Abril de 1972 com a idade de 85 anos, falece o Grande Mestre Toshitsugu Takamatsu. Anos antes, Takamatsu Sensei ortogou a Hatsumi Sensei o título de Soke das seguintes escolas:

34º Soke Togakure Ryu Ninpo
28º Soke Gyokko Ryu Kosshijutsu
28º Soke Kukishinden Ryu Happo Hikenjutsu
26º Soke Shinden Fudo Ryu Dakentaijutsu
21º Soke Gyokushin Ryu Ninpo
18º Soke Koto Ryu Koppojutsu
15º Soke Gikan Ryu Koppojutsu
17º Soke Takagi Yoshin Ryu Jutaijutsu
14º Soke Kumogakure Ryu Ninpo

Hatsumi fundou a Bujinkan Budo Taijutsu para manter vivas as 9 tradições marciais que recebeu de seu mestre Takamatsu.

Atual herdeiro das 9 escolas da Bujinkan)